Este ano letivo, a mesma turma (9.º A) continua a trabalhar o ODS 16 - Paz, Justiça e Instituições eficazes, nas aulas de Assembleia de Turma, com o Diretor de turma e a BE (RAcBE). No dia 10 de dezembro de 2018, o trabalho realizado por estes alunos e por outras turmas (1.º Ano, 5.º Ano, 7.º Ano e 10.º ano), nas aulas de cidadania, foi apresentado a toda a Comunidade Educativa, no Auditório Municipal
DIA INTERNACIONAL EM MEMÓRIA DAS VÍTIMAS DO HOLOCAUSTO
A Biblioteca Escolar, em articulação com o Departamento de Ciências Sociais, convidou os fundadores da Associação de Amizade Nitsanim Portugal (Associação de Descendentes dos Cristãos-Novos, Judeus Anussim Portugueses) que prepararam uma apresentação (imagens / história) e um concerto de música judaica e sefardita, dirigida aos alunos de 9.º Ano (Metas Curriculares de História - 9.º Ano e Projeto "A Maior Lição do Mundo) e Comunidade Educativa.
“Recordar este período negro da História da Humanidade é um dever de todos. Assegurar que não se repete é uma obrigação comum. Tanto maior quanto à nossa volta vemos surgirem manifestações de racismo, de xenofobia e de antissemitismo que questionam os valores da tolerância, da não discriminação, do respeito mútuo e da diversidade que devem caracterizar as nossas identidades nacional, europeia e universal.” http://www.dge.mec.pt/
ORÇAMENTO PARTICIPATIVO DAS ESCOLAS
Os alunos do 9.º A voltaram a apresentar um proposta para o Orçamento Participativo das Escolas, este ano pretendem criar/reativar a Rádio Escola:
Assunto: Proposta ao Orçamento Participativo das Escolas 2019
Somos alunos do 9.º A e encontramo-nos a desenvolver um projeto ligado aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), no âmbito do projeto nacional “A maior lição do mundo”. Já realizámos atividades relacionadas com dois Objetivos, 4 - Educação de Qualidade e 16 - Paz, Justiça e Instituições eficazes. O nosso trabalho encontra-se publicado no site https://bemogadouro.wixsite.com/cidadania .
Este ano decidimos participar no OPE com a proposta de criação / reativação da Rádio Escola, que pretendemos relacionar a este site.
Consideramos que uma instituição eficaz tem que dar a oportunidade de todos participarem. Através de uma rádio, a comunidade escolar pode experimentar o mundo dos media, expondo as suas ideias, partilhando preocupações, discutindo assuntos do interesse de todos, como os ODS, mas acima de tudo dar asas à criatividade de cada um.
Para melhor funcionamento deste projeto, será criado um regulamento que dará a toda a comunidade a oportunidade de participar. Existirá uma equipa responsável, constituída por alunos e docentes. Serão criados programas semanais e/ou mensais, em forma de entrevistas, testemunhos…, sobre diferentes temáticas. Também pretendemos convidar pessoas da Comunidade Educativa e outras pessoas ligadas às diferentes temáticas.
Para a realização deste projeto é necessário:
Inventariar e avaliar o estado dos equipamentos já existentes na escola;
Adquirir novo equipamento, como: mesa de som, auscultadores, microfones e respetivos suportes…;
Aumentar o número de colunas, internas e externas;
Solicitar um Computador, à Direção da Escola;
Solicitar um espaço /sala para funcionamento do projeto.
Hugo José Peixe Morgado, N.º 6
Maria Inês Sebastião Lopes, N.º14
Rafael Alexandre Moura Neves, N.º 15
Teresa Pimentel Fernandes, N.º 17
Tiago Miguel Branco Fernandes, N.º 19
CAMPANHA REALIZADA - VIA INSTANGRAM
Comments